RSS ISCTE «Não quero que nada de mal aconteça ao meu pai … fui eu que o provoquei.»: incesto e representações do género

• Criador do tópico Repositório do ISCTE-IUL
  • Start date
R

Repositório do ISCTE-IUL

Guest
Breve resumo:
Title: «Não quero que nada de mal aconteça ao meu pai … fui eu que o provoquei.»: incesto e representações do género
Authors: Santos, F.
Editors: Susana de Matos Viegas, Marina Pignatelli, Isabel Corrêa da Silva
Abstract: A análise do caso de Mariana, vítima de incesto, mostra que as adolescentes, em comparação com as crianças mais pequenas, estão mais facilmente sujeitas à descriminação e violência de género com base na dominância simbólica do masculino (Amâncio, 1994). As meninas, sobretudo as mais velhas, são vistas como «sedutoras» e «provocadoras», deslizando rapidamente da posição de vítimas à de culpadas e responsáveis pelo abuso sexual. O texto refere também as consequências para a saúde mental do abuso sexual, as razões da vergonha e do silêncio do ponto de vista emocional, e, ainda, os relacionamentos familiares da criança vítima de incesto e as políticas familiares.​

Info Adicional:
Title: «Não quero que nada de mal aconteça ao meu pai … fui eu que o provoquei.»: incesto e representações do género Authors: Santos, F. Editors: Susana de Matos Viegas, Marina Pignatelli, Isabel Corrêa da Silva Abstract: A análise do caso de Mariana, vítima de incesto, mostra que as adolescentes, em comparação com as crianças mais pequenas, estão mais facilmente sujeitas à descriminação e violência de género com base na dominância simbólica do masculino (Amâncio, 1994). As meninas, sobretudo as mais velhas, são vistas como «sedutoras» e «provocadoras», deslizando rapidamente da posição de vítimas à de culpadas e responsáveis pelo abuso sexual. O texto refere também as consequências para a saúde mental do abuso sexual, as razões da vergonha e do silêncio do ponto de vista emocional, e, ainda, os relacionamentos familiares da criança vítima de incesto e as políticas familiares.

Autor:

Clica para continuares a ler...

Voltar